Der Untergang

Eu já tinha ouvido falar do filme, mas nunca criei coragem pra assistir porque não gosto de filmes sobre guerra muito menos sobre nazismo, no entanto esta semana resolvi assistir o filme pra conhecer mais do que apenas a famosa cena do Hitler batendo na mesa e gritando que ganhou tantas versões do YouTube com as mais variadas legendas. Confesso que depois de assistir o filme inteiro parei de achar graça nos menes que usam essa cena.

Der Untergang é um filme alemão que retrata os últimos dias de vida de Hitler, o filme se passa em Berlim no final da segunda guerra mundial, e mostra a cidade sendo bombardeada, com crianças alemãs recrutadas como soldados, mostra toda a loucura de Hitler e de seus cegos seguidores que o viam praticamente como um Deus.

Achei o filme super pesado, principalmente a parte que retrata a família do Joseph Goebbels, ministro da propaganda na Alemanha nazista. E queria chorar cada vez que via o nome do bairro que moro atualmente em Berlim sendo mencionado no filme, acho que o filme não teria tido tanto impacto sobre mim se eu não estivesse morando bem no meio do cenário dele.

Bruno Ganz, o ator que interpreta Hitler no filme, me convenceu totalmente, ele conseguiu representar muito bem o personagem com seu lado “bom moço”, líder que todos confiam, admiram e seguem por ser uma pessoa organizada, bem vestida, homem de família e seu lado capeta, colérico, monstro, louco que não pode ser contrariado, gritando com todos e se descabelando. Se você conseguir abstrair quem é Hitler algumas cenas são até engraçadas, se você não conseguir abstrair as cenas ficam ainda mais tristes.

Recomendo ler um pouco sobre a primeira guerra mundial e o que aconteceu com a Alemanha após a guerra acabar, ler também um pouco sobre a crise econômica mundial que ocorreu nos anos 20, resultado da queda da bolsa de valores em NY em 1929 pra entender em que contexto o Hitler com suas mentiras todas ascendeu ao poder em 1933, transformou a Alemanha em uma ditadura e fez aquelas monstruosidades todas que todos já sabemos.

O que me dói muito assistindo esse filme é saber que este tipo de história ainda não é completamente passado e saber que ainda existem tantos outros ditadores por aí, racismo, homofobia, crianças soldados, preconceitos dos mais diversos e atitudes extremistas.

O título do filme em inglês é Downfall e em português é a A queda, as últimas horas de Hitler, classifiquei esse filme na minha cabeça como filme de terror, baseado em fatos reais com monstros reais.

Se você for muito sensível não assista esse filme, as cenas com crianças não são cenas bonitas de se ver.

Assisti o filme com o áudio original em alemão com legenda e achei um bom exercício pra quem está estudando o idioma no level B1.

Saiba mais sobre o filme IMDB ou compre o DVD na Amazon.com Der Untergang [Blu-ray]

Publicado por Lili

Leia também www.berlili.wordpress.com

%d blogueiros gostam disto: