Einstürzende Neubauten

Uma das minhas bandas prediletas na vida.

Toda vez que alguém me pergunta qual a minha banda predileta ou quais bandas eu gosto Einstürzende Neubauten é o primeiro nome de banda que me vem a cabeça. Confesso que isso acontece porque adoro falar o nome da banda e ver a cara de interrogação de quem pergunta. Geralmente a conversa sobre música acaba depois disso, uma pena…

Mas de fato Einstürzende Neubauten é uma banda que tem lugar no meu coração. Quando eu tinha uns 16 anos, meu irmão mais velho me levou pra assistir um show deles no Sesc Belenzinho em São Paulo. Sim estes caras tocaram no Brasil! Me lembro de ficar assistindo com os olhinhos arregalados aqueles caras estranhos vestidos de preto e fazendo música com guitarra, carrinho de supermercado, baldes de metal, serrotes e sei lá mais o quê. Ver aquilo mudou pra sempre a minha visão de música. Mal sabia eu que tinha acabado de ser apresentada ao Rock Industrial Alemão que o vocalista da banda, Blixa Bargeld, insistia em chamar apenas de Música Contemporânea.

A banda nasceu no oeste capitalista de Berlin em 1980, a tradução do nome da banda é “Novos Prédios Desabando”, seu som é experimental, industrial, pós-punk, noise. As letras das músicas falam de trabalho, caos urbano, anticomunismo, viagens lisérgicas entre outros assuntos deprês.

Os tios barulhentos destruidores de novos prédios continuam na ativa e se você tiver sorte consegue ver um concerto deles em algum canto escondido de Berlim, é só ficar de olho nos posters colados pelas paredes da cidade que de vez em quando eles aparecem.

Pra ouvir no Deezer.

Site oficial da banda https://neubauten.org/de

Documentário

Publicado por Lili

Leia também www.berlili.wordpress.com

%d blogueiros gostam disto: