As 4 Estações em Berlim

A Primavera – Der Frühling

IMAG2499

Cheguei em Berlim na primavera e foi como receber um presente depois de passar um ano morando em Dublin com chuvas e ventos diariamente.

Berlim é muito mais verde do que eu esperava, uma cidade cheia de parques, ruas arborizadas, flores e passarinhos cantando na janela.

Temperatura bastante agradável, mas alguns dias bem frios também.

O Verão – Der Sommer

IMG_2238

O verão chegou e trouxe com ele um sol ardido e doído que parecia nunca se pôr. No verão o sol nasce às 4 da manhã e se põe lentamente a partir das 9 da noite. Às 23 horas o céu ainda está azul escuro o que bagunçou um pouco a minha cabeça e prejudicou bastante o meu sono.

Meu cérebro tropical acredita que quando o sol nasce é hora de acordar e quando o sol se põe está chegando a hora de dormir. Ou seja, eu acordava às 5 da manhã achando que era 8 horas e ficava na rua até tarde achando que ainda estava cedo e depois chegava em casa com um milhão de coisas pra fazer antes de dormir.

Uma coisa que reparei é que Berlim está muito bem preparada para o inverno, com aquecedores em todos os lugares, mas quando se trata de calor esse povo ainda tem muito o que aprender, nenhum lugar tem ar-condicionado e você cozinha o tempo inteiro.

Mas junto com o Sol eterno vem também os festivais de música, os Biergartens sempre cheios de gente, pessoas circulando pra lá e pra cá pela cidade, o povo nadando no lago, barzinhos e restaurantes com mesas na rua pra aproveitar os dias ensolarados e crianças brincando nos parques.

O Outono – Der Herbst

IMAG2489

Quando o outono chegou eu fiquei feliz, já não aguentava mais o calorzão e o Sol eterno do verão, mas isso durou apenas uma semana, porque depois já virou inverno, pelo menos pra mim. Toda vez que eu reclamava do frio na frente de algum nativo ouvia como resposta: Mas o inverno nem começou ainda.

Pois acompanhei o outono diariamente vendo as folhas das árvores perdendo o verde, secando e caindo uma a uma até não sobrar mais nada, os dias ficando cada vez mais curtos e as noites mais longas, chuvas, muito frio e já ia me preocupando com o que viria na próxima estação. The winter is coming.

O Inverno – Der Winter

IMAG3161

O inverno, chegou e descobri que as roupas que eu usava no inverno de Dublin não serviam pro inverno alemão e fui forçada a renovar o guarda-roupa, pra minha felicidade e sustentabilidade do mundo existem muitos brechós em Berlim onde é possível encontrar roupas pra sobreviver ao inverno sem pagar uma fortuna, veja bem, sou chique porque moro na Europa, mas na real a minha situação financeira não é das melhores e continuará não sendo por alguns anos.

O inverno alemão é uma estação triste, sem cor, sem sol, árvores peladas, um frio de congelar a alma, o sol nasce as 8am e se pões as 4pm, ao contrário do verão parece que sempre é noite. É preciso vestir 3 camadas de roupas pra conseguir sair de casa sem congelar e ainda colocar um jaquetão impermeável por cima de tudo.

Começou a me bater uma preguiça enorme de sair de casa só porque tinha que vestir um monte de roupas. Saudades de morar na floresta Amazônica e andar sem roupas pelas árvores com os meus amigos macacos, brincadeira 😉

E nem pense em sair de casa sem um touca quentinha com forro, cachecol grosso, luvas de esquiador e hidratante no rosto. Sair sem hidratante é ter a certeza de que a pele do seu rosto vai descascar e cair como as folhas das árvores.

Mas nem tudo é depressão e sofrimento, os dias que tem neve são bonitos e é legal ver a criançada saindo de casa pra brincar na neve e ver os bonecos de neve. Só não é tão legal quando a neve começa a derreter e vira um lamaçal.

Tive problemas com inverno porque precisei parar de beber (não tinha nem como tomar uma vodiquinha ou um wiskynho pra esquentar), ganhei muito peso e perdi boa parte das minhas roupas, e fiquei com uma certa dificuldade de locomoção por conta de dores na coluna, quadril e joelhos, mas isso é assunto pra outro post. Desculpem a amargura, foi a famosa depressão de inverno que bateu aqui só de lembrar do frio.

E chegou o equinócio de primavera e a Páscoa, e o Sol e o calorzinho só deram as caras uns 3 dias, o inverno parece nunca mais acabar.

Guias de viagem, clique na imagem da capa para ver mais detalhes no site da Amazon.

Publicado por Lili

Leia também www.berlili.wordpress.com

2 comentários em “As 4 Estações em Berlim

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: