DTZ – Schriftliche Prüfung

Recentemente fiz o teste para obter o certificado de Alemão level B1 e o teste tem 2 provas, divididas em 2 dias. No primeiro dia é a prova oral (Mündliche Prüfung), dura cerca de 16 minutos, e no segundo dia é a prova escrita (Schriftliche Prüfung).

A Schriftliche Prüfung do DTZ, Deutsch-Test für Zuwanderer para o level B1 tem duração de 100 minutos e é dividida em 3 partes.

Teil 1 – Hören

Você terá um tempo para ler as questões e as respostas e o áudio da prova é tocado apenas uma vez. Essa parte da prova dura ao todo 25 minutos.

As questões são de alternativas e há algumas pegadinhas, fique atento e ouça tudo antes de responder.

Mantenha-se calmo, se não entender a respostas elimine o que você tem certeza que não pode ser a resposta correta e tente a sorte. Passe para a próxima questão sem sofrer com a questão anterior que você não entendeu direito e não perca a concentração.

Sempre cai questões sobre:

  • informações sobre o clima
  • programas de rádio
  • notícias
  • informações de trânsito
  • avisos em aeroporto ou estação de trem
  • ligações telefônicas e recados

Familiarize-se com esse tipo de vocabulário antes de fazer a prova.

Teil 2 – Lesen

Aqui, como é uma prova de level B1 a compreensão de texto é mais importante do que a gramática. Eles querem saber se você é capaz de entender uma carta, uma bula de remédio, instruções ou se localizar em um prédio, por exemplo.

Só cai um exercício sobre gramática, o resto é tudo compreensão de texto.

As questões também são de alternativa, não esqueça de passar corretamente as suas escolhas para a folha de respostas. Esta parte da prova dura 45 minutos, portanto não perca tempo tentando entender todas as palavras, concentre-se nas perguntas e encontre-as nos textos. Se ficar em dúvida em algum exercício pule e volte nele no final se ainda tiver tempo.

No site do TELC tem um modelo de prova.

Teil 3 – Schreiben

Na última parte da prova você terá meia hora para escrever uma carta com no mínimo 80 palavras. Eles sempre oferecem dois temas pra você escolher qual prefere escrever.

Achtung!!! É melhor escrever frases mais simples com estruturas do A2 e não errar do que se aventurar com as estruturas do B1 e perder pontos escrevendo tudo errado. Tente manter um equilíbrio com sentenças de nível A2 e B1. O importante aqui é que você seja compreendido pelos avaliadores.

Não esqueça de colocar no início da carta a data, o assunto (caso seja uma carta formal), e uma saudação.

Leia com atenção a orientação da tarefa, geralmente eles pedem para escrever sobre 4 pontos da carta, escreva pelo menos uma frase sobre cada um e não deixe passar nada do que foi pedido no exercício.

Atenção com os pronomes!!! Se a carta for pessoal você pode “duzen” (tratar com o pronome du e o primeiro nome), mas se a carta for formal use sempre o sobrenome da pessoa ou pessoas e não esqueça de usar o “Sie”, Ihr/e e Ihnen.

Sempre termine a carta com uma despedida e seu nome: Liebe Grüße ou Mit freundlichen Grüßen.

Treine escrever essas cartas e peça pra alguém ler, hora de usar seu contato do Tandem de novo 😉

Na Amazon vende alguns livros para ajudar quem está se preparando para esta prova. Clique na capa do livro pra ver mais detalhes no site da Amazon.

Leia também sobre como foi a prova oral > Mündliche Prüfung

Viel Glück!

Publicado por Lili

Leia também www.berlili.wordpress.com

2 comentários em “DTZ – Schriftliche Prüfung

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: