Transporte público em Berlim

Como o transporte público funciona é algo que sempre reparo nos lugares pra onde viajo. A Alemanha é mais conhecida por causa da paixão nacional por carros e a Autobahn, mas Berlim possui uma rede de transporte público complexa e que funciona muito bem.

A primeira coisa que você precisa saber pra se locomover é que a cidade é dividida em 3 áreas chamadas de A, B e C, a área A é o centro de Berlim e a área C seria a periferia. Os bilhetes de transportes também são divididos por área, portanto você precisa saber em que área você vai andar antes de comprar o bilhete. Existem bilhetes para a área AB, área BC e área ABC, este último é mais caro, se você vai circular apenas na área AB não vale a pena comprar o bilhete para as 3 áreas. Preste muita atenção nisso porque se você for pego andando na área A com bilhete para as áreas BC você será multado.

metro-berlim

No metrô de Berlim existem 2 linhas chamadas Ring, uma contorna a área A em sentido horário e a outra em sentido anti-horário. Sempre digo aos meus amigos quando me visitam: se você se perder vá até uma estação de metrô que se conecta com o Ring. Ande com uma imagem do mapa do metrô no seu celular caso esteja sem internet, isso vai te salvar de alguns momentos de stress.

O sistema de transporte público de Berlim funciona lindamente, mas claro que alguns dias você é pego de surpresa com alguma obra em alguma linha que você usa e é obrigado a mudar de caminho,  mas não se desespere, sempre há uma segunda opção disponível ou um ônibus de reposição é só ficar atento que sempre tem uma placa ou alguma informação nos painéis que ficam nos pontos de ônibus.

20629964_448429275542276_161653245_o
Fui pega de surpresa uma noite dessas voltando pra casa. Havia uma obra no meio da linha de ônibus elétrico que uso.

Na rede de transporte há: ônibus comum,  ônibus de 2 andares, ônibus elétrico,  metrô e trem.  Você ainda tem a opção de se locomover de bicicleta com segurança pelas muitas ciclovias de Berlim.

No começo eu me perdia muito, sempre pegava o metrô pro lado errado ou pegava a linha errada. Aqui passa mais de uma linha na mesma plataforma, você precisa olhar o número da linha e conferir o destino antes de entrar no trem ou ônibus elétrico.

IMAG4184

Sempre uso um aplicativo da empresa de transportes pra verificar qual o melhor caminho para ir de um local ao outro, checar os horários dos transportes e o tempo do trajeto. É assim que você aprende a não se atrasar  😉 Mas o Google maps também funciona muito bem pra isso, inclusive indicando caminhos alternativos quando há alguma obra ou problema em alguma linha de transporte.

Os bilhetes de transporte funcionam por tempo ou número de estações, há um bilhete para viagem curta de até 6 estações, atualmente custa 1,70, um bilhete de viagem normal comum custa 2,70 e dura até 2 horas, mantenha o seu bilhete até chegar ao seu destino porque nenhum transporte tem catraca, mas é preciso validar o bilhete de 2 horas nas maquininhas dentro das estações de metrô e trem ou dentro nos ônibus e ônibus elétricos, sempre aparece uns guardinhas vestidos à paisana que esperam as portas do transporte fechar e ele começar a se movimentar pra verificar os bilhetes de surpresa, caso você seja pego sem o bilhete ou com o bilhete sem validar você paga uma multa de 60 euros, então meu amigo, ande preparado e dentro das regras, por esta bagatela de 60 euros você compra um bilhete mensal pra usar à partir das 10 da manhã e andar todos os dias, sem limite de viagens e sem ter que validar mais nada.

20151224_120334

Existe também o bilhete mensal normal que pode ser usado o dia inteiro, todos os dias sem ter que validar mais nada, sem limite de viagens e que após as 20 horas e nos finais de semana você pode levar um acompanhante com você sem pagar mais por isso. Este bilhete hoje para 2 áreas custa 81 euros.

IMAG4189

Pra quem está passeando em Berlim existem 2 bilhetes que são os mais indicados, um é o bilhete para um dia, custa 7 euros e não tem limite de viagens nem de horário, você pode andar o dia inteiro com ele sossegado e sem ter que validar mais nada. E existe também o bilhete diário para grupo de até 5 pessoas, este custa por volta de 20 euros se não me engano.

Algumas curiosidades sobre o transporte: crianças de até 6 anos não pagam, cachorros podem acompanhar seus donos, ciclistas podem levar suas bicicletas no metrô e há espaço no metrô, no ônibus e no ônibus elétrico para embarcar com carrinho de bebê, de vez em quando você vai encontrar um músico de rua tocando dentro do metrô ou em alguma estação e se você estiver na linha U2 pode ser que esse músico de rua seja uma banda famosa da Irlanda 🙂

Todos os preços podem ser consultados atualizados no site da empresa de transporte público a BVG – www.bvg.de

IMAG3166

Guias de viagem, clique na imagem da capa para ver mais detalhes no site da Amazon.

Publicado por Lili

Leia também www.berlili.wordpress.com

%d blogueiros gostam disto: