Eleições 2017

Hoje é dia de eleição na Alemanha e os deputados federais, membros do Bundestag (parlamento) serão escolhidos.

A principal diferença é que diferente do Brasil, os candidatos não são diretamente votados, o povo vota nos partidos. Cabe ao partido na hora de fazer a sua propaganda eleitoral mostrar à população qual a sua ideologia, as causas que defende, seus planos e quais são os seus candidatos.

Os alemães não possuem um título eleitoral, ao invés disso eles recebem, pelo correio, uma carta do governo dizendo qual o seu local de votação. Na hora de votar, o povo alemão recebe uma cédula, de papel! (fãs de tecnologia, máquinas e robôs, sim é isso mesmo, não existe urna eletrônica aqui porque eles morrem de medo de fraude) com 2 escolha a serem feitas. A primeira envia o candidato mais votado de cada distrito eleitoral para o parlamento, a segunda (mais importante que a primeira) determina as frações de cada partido no Bundestag. Também é possível votar pelo correio, bizarro, mas pra eles é normal e não tem medo que esse tipo de voto seja fraudado. Vai entender…

Assim sendo, os partidos que conseguem mais votos colocam mais deputados dentro do Bundestag. Existe uma lei que exige que existam os partidos de esquerda dentro do Bundestag, assim a direita não tem como monopolizar todo o governo como aconteceu na época do Nazismo.

Existe também uma regra que impede que partidos com menos de 5% de votos façam parte do Bundestag. Esta regra foi criada para diminuir a fragmentação dos partidos e para não deixar que partidos muito pequenos e sem pelo menos 5% de aprovação do povo façam parte do governo.

Uma outra grande diferença entre o sistema eleitoral alemão e o brasileiro é que o voto aqui não é obrigatório, vota quem quer e não há nenhum tipo de punição ou multa pra quem decide não opinar sobre a política do país.

São os partidos eleitos para o Bundestag que elaboram as leis e escolhem quem será @ nov@ chanceler.

Desde de 2005, a chanceler da Alemanha é a Angela Merkel.

Encontrei informações sobre os partidos políticos no Wikipedia, se você se interessa por política vale a pena ler e procurar saber sobre a ideologia de cada partido – Partidos Políticos Alemães na Wikipedia. Antes de se tornar cidadão alemão e começar a votar se informe direitinho sobre os ideais que cada partido defende e veja se concorda com eles.

Alguns livros sobre política e história da Alemanha pra quem quer se aprofundar no assunto. Clique na imagem da capa do livro para obter mais detalhes no site da Amazon.

Publicado por Lili

Leia também www.berlili.wordpress.com

%d blogueiros gostam disto: