Cilada em Berlim

Muito cuidado ao se matricular em uma academia em Berlim.

Em primeiro lugar, responda para si mesmo, com toda a sinceridade do seu coração, você vai mesmo se comprometer a ir na academia aqui, ou fazer igual quando estava no Brasil? Se matricular na academia pra se preparar pro verão e depois de um mês largar tudo e voltar aos brigadeiros, coxinhas e churrascos e com cerveja todo final de semana?

É sério. Academia aqui é com contrato eterno. A maioria só faz contrato de um ano, pra que eles possam se organizar e manter os equipamentos e professores necessários para um bom funcionamento. Há a possibilidade de fazer um contrato mensal, mas é MUITO mais caro e todo mundo acaba fazendo o contrato de um ano.

O problema desses contratos de um ano é que eles são renovados automaticamente e se você resolver que não quer mais ir para a academia você precisa avisar que não quer renovar com pelo menos TRÊS MESES de antecedência e se você reclamar só ouvirá um: isso está escrito no contrato.

Você fica pres@ a um contrato que não é feito pensando no cliente, mas sim no bolso da empresa e sua única opção de se livrar do castigo de ter que ir pra academia é transferir o contato pra outra pessoa, ou seja, repassar a cilada em que caiu pra algum amigo ou conhecido seu e garantir que os bolsos do dono da academia continuem sendo preenchidos com os euricos suados de alguém.

Sim meus/minhas car@s amig@s brasileir@s, eu caí nessa cilada. Achei que estava engordando, me matriculei numa academia perto de casa e uma semana depois descobri que não estava ficando gordinha, estava grávida. Até aí tudo bem, continuei frequentando as aulas de yoga até onde deu e quando não deu mais, porque nem conseguia mais andar direito, simplesmente parei de ir a academia. Pari, tive uma recuperação demorada, passei pelo puerpério e sobrevivi, mas com a minha nova realidade de ter um bebê para cuidar não tenho tempo para ir pra academia. Lembrei que precisava cancelar a renovação automática e apareci lá (com o bebê no colo porque a criatura não vive sem a mamacita) 2 semanas antes do meu contrato acabar e ser renovado e tive que lidar com a falta de empatia e flexibilidade alemã. Pois muito bem, também me recuso a transferir o contrato e colocar alguém no meu lugar depois volto pra contar como resolvi esse perrengue, enquanto isso vou aproveitar o espaço pra reclamar das academias alemãs.

  1. O contrato nunca é a favor do cliente e sim do dono da academia.
  2. Boa parte das academias tem sauna e é aquela sauna que todo mundo usa nu (apesar de ter vindo do país do carnaval não sei lidar com nudez em sauna).
  3. No vestiário não há paredes na área dos chuveiros, todo mundo toma banho pelado um do ladinho do outro, dá até pra pegar o sabonete emprestado do vizinho. Privacidade zero.
  4. É aqueles chuveiros que tem que ficar apertando um botão pra água cair, daí a água cai por 2 minutos e você se vire pra tomar banho nesse tempo, depois de 3 vezes que você aperta o botão pra cair mais água ele para de funcionar por não sei quanto tempo e se você quiser só 30 segundos de água pra tirar o sabonete do corpo e ativar o chuveiro não tem como desativar depois e você terá mais 2 minutos de água, ou seja, mais 120 segundos de água caindo! Até o seu banho precisa ser muito bem planejado pra não faltar e nem sobrar água.
  5. Algumas academias nem professores tem, as aulas são todas por vídeo num telão na parede.

chuveiro.jpg

Publicado por Lili

Leia também www.berlili.wordpress.com

%d blogueiros gostam disto: