Muito cuidado ao se matricular em uma academia em Berlim.
Em primeiro lugar, responda para si mesmo, com toda a sinceridade do seu coração, você vai mesmo se comprometer a ir na academia aqui, ou fazer igual quando estava no Brasil? Se matricular na academia pra se preparar pro verão e depois de um mês largar tudo e voltar aos brigadeiros, coxinhas e churrascos e com cerveja todo final de semana?
É sério. Academia aqui é com contrato eterno. A maioria só faz contrato de um ano, pra que eles possam se organizar e manter os equipamentos e professores necessários para um bom funcionamento. Há a possibilidade de fazer um contrato mensal, mas é MUITO mais caro e todo mundo acaba fazendo o contrato de um ano.
O problema desses contratos de um ano é que eles são renovados automaticamente e se você resolver que não quer mais ir para a academia você precisa avisar que não quer renovar com pelo menos TRÊS MESES de antecedência e se você reclamar só ouvirá um: isso está escrito no contrato.
Você fica pres@ a um contrato que não é feito pensando no cliente, mas sim no bolso da empresa e sua única opção de se livrar do castigo de ter que ir pra academia é transferir o contato pra outra pessoa, ou seja, repassar a cilada em que caiu pra algum amigo ou conhecido seu e garantir que os bolsos do dono da academia continuem sendo preenchidos com os euricos suados de alguém.
Sim meus/minhas car@s amig@s brasileir@s, eu caí nessa cilada. Achei que estava engordando, me matriculei numa academia perto de casa e uma semana depois descobri que não estava ficando gordinha, estava grávida. Até aí tudo bem, continuei frequentando as aulas de yoga até onde deu e quando não deu mais, porque nem conseguia mais andar direito, simplesmente parei de ir a academia. Pari, tive uma recuperação demorada, passei pelo puerpério e sobrevivi, mas com a minha nova realidade de ter um bebê para cuidar não tenho tempo para ir pra academia. Lembrei que precisava cancelar a renovação automática e apareci lá (com o bebê no colo porque a criatura não vive sem a mamacita) 2 semanas antes do meu contrato acabar e ser renovado e tive que lidar com a falta de empatia e flexibilidade alemã. Pois muito bem, também me recuso a transferir o contrato e colocar alguém no meu lugar depois volto pra contar como resolvi esse perrengue, enquanto isso vou aproveitar o espaço pra reclamar das academias alemãs.
- O contrato nunca é a favor do cliente e sim do dono da academia.
- Boa parte das academias tem sauna e é aquela sauna que todo mundo usa nu (apesar de ter vindo do país do carnaval não sei lidar com nudez em sauna).
- No vestiário não há paredes na área dos chuveiros, todo mundo toma banho pelado um do ladinho do outro, dá até pra pegar o sabonete emprestado do vizinho. Privacidade zero.
- É aqueles chuveiros que tem que ficar apertando um botão pra água cair, daí a água cai por 2 minutos e você se vire pra tomar banho nesse tempo, depois de 3 vezes que você aperta o botão pra cair mais água ele para de funcionar por não sei quanto tempo e se você quiser só 30 segundos de água pra tirar o sabonete do corpo e ativar o chuveiro não tem como desativar depois e você terá mais 2 minutos de água, ou seja, mais 120 segundos de água caindo! Até o seu banho precisa ser muito bem planejado pra não faltar e nem sobrar água.
- Algumas academias nem professores tem, as aulas são todas por vídeo num telão na parede.