7 motivos para gostar do Natal na Alemanha

Confesso que nunca gostei muito do Natal e sempre achei ridículo toda aquela decoração cheia de bonecos de neve, neve artificial e papai Noel usando roupas de inverno em pleno verão tropical no Brasil, mas a minha mudança para a Alemanha me fez mudar de ideia e tenho 7 bons motivos pra isso.

1. Inverno e neve de verdade

IMAG3161_1.jpgNa Alemanha é inverno em dezembro, tem neve de verdade e as roupas de inverno do papai Noel não são ridículas, são necessárias para aguentar o friozão. Aliás, a tradição do bom velhinho distribuindo presentes para as crianças que se comportaram bem durante o ano começou na Alemanha, mas o bom velhinho se chama São Nicolau e é celebrado no dia 6 de dezembro, ou seja, não tem nada a ver com o menino Jesus.

2. Glühwein

canecas-de-gluhweinTem Glühwein! É um vinho quente alemão preparado com especiarias e laranja. Gosto tanto que escrevi sobre a bebida pro blog Brasil com Z, no post tem a história da origem do vinho quente e receita pra preparar em casa 😉

3. Adventskalender

adventskalenderCalendário de advento. É um calendário com 24 portinhas, uma para cada dia de dezembro que antecede o Natal. Você abre uma portinha por dia e ganha um presentinho. Na Alemanha há várias versões desse calendário, que começou como sendo algo para crianças, com chocolates, brinquedinhos e livrinhos em cada dia e ganhou versões adultas com chocolates finos, chás, cafés, cosméticos e até versão para cachorros com gostosuras pra mimar o pet um pouquinho por dia.

4. Lebkuchen

lebkuchenLebkuchen, é um doce típico do Natal Alemão e que parece um pão de mel, mas na verdade é um pão de gengibre. É delicioso 🙂

5. Weihnachtskekse

Weihnachtskekse-35Biscoitos caseiros, outra gostosura do Natal. Os biscoitos caseiros geralmente são preparados em casa com a ajuda das crianças. Os biscoitinhos são ótimos para acompanhar um café ou um chá quentinho no inverno.

6. Weihnachtsmarkt

IMAG4895Feiras de Natal, são feirinhas com barraquinhas de comidas, artesanatos e Glühwein. Algumas tem um palco onde acontecem apresentações musicais, teatrais ou circenses. Parece uma quermesse com decoração de Natal.

7. Solstício de inverno, Yule

IMAG4873

E por último, mas não menos importante, o Natal nasceu de uma celebração pagã que eu gosto muito: o solstício de inverno. Esse é o motivo de toda a referência ao inverno nas decorações natalinas. E agora que moro no hemisfério norte o Natal ou  Yule, se preferir, faz mais sentido. Saiu um artigo no El País falando sobre a relação entre o Natal e a celebração pagã Yule.

O solstício de inverno é a noite mais longa do ano, quando o Sol se põe mais cedo e nasce mais tarde no outro dia. Geralmente acontece no hemisfério norte do dia 20 ou 21 de dezembro e no hemisfério sul no dia 20 ou 21 de junho (época de quermesse e vinho quente nas festas juninas no Brasil).

O importante é celebrar e estar perto (fisicamente ou virtualmente, como é o meu caso) das pessoas que amamos.

E vocês? Quais as tradições natalinas alemãs que vocês mais gostam? Deixe um comentário.

Boas Festas! Frohe Feiertage!

Publicado por Lili

Leia também www.berlili.wordpress.com

%d blogueiros gostam disto: