Orientierungskurs

Orientierungskurs, ou curso de orientacão, faz parte do curso de integração que o governo alemão oferece para os imigrantes.

Neste curso os imigrantes aprendem sobre a política, a constituição, a sociedade, história e cultura alemã.

E tem mais o livro do Orientierungskurs que custa 10 euros. O livro usado foi o 60 Stunden Deutschland.

O curso se divide em 3 módulos: Política, História e Cultura. Vou falar neste post bem resumidamente sobre o que é estudado.

Política / Politik

A primeira coisa que você precisa saber ao se mudar para a Alemanha é que agora você mora na Bundesrepublik Deutschland (República Federal da Alemanha).

E a Bundesrepublik Deutschland é um Estado Federal democrático, social e de direito, dividido em autoridades federais, estaduais e locais.

As cores da bandeira alemã são: schwarz-rot-goldene (preto, vermelho e dourado).

A Alemanha possui 16 Bundesländer (Estados), segue abaixo a lista dos Bundesländer e suas respectivas capitais. Os 3 primeiros da lista são uma cidade e também o Bundesland.

  1. Berlin = Stadtstaat
  2. Hamburg = Stadtstaat
  3. Bremen = Stadtstaat
  4. Brandenburg, Potsdam
  5. Schleswig-Holstein, Kiel
  6. Niedersachsen, Hannover
  7. Mecklenburg – Vorpommern, Schwerin
  8. Sachsen, Dresden
  9. Sachsen-Anhalt, Magdeburg
  10. Nordrhein-Westfalen, Düsseldorf
  11. Hessen, Wiesbaden
  12. Thüringen, Erfurt
  13. Rheinland-Pfalz, Mainz
  14. Saarland, Saarbrücken
  15. Baden-Württemberg, Stuttgart
  16. Bayern, München

Cada Estado (Bundesland ) tem o seu próprio governo (Regierung).

Nas aulas a professora ou professor explicam como funciona o parlamento e como funciona o voto.

Também são apresentadas algumas leis da constituição alemã (Grundgesetz/Verfassung/Grundrechten).

História / Geschichte

O módulo de história começa a partir de 1933, quando Adolf Hitler se tornou o Reichskanzler da Alemanha.

Adolf Hitler e os Nationalsozialisten (NS-Staat, Nazistas) estiveram no poder entre 1933 e 1945 na Alemanha, com isso iniciou-se a ditadura (Diktatur) na Alemanha, também conhecido como o terceiro Reich (Dritte Reich).

As aulas falam bastante sobre todo o período do Nazismo e a segunda guerra mundial (Zweite Weltkrieg) e é importante que você saiba que após a segunda guerra mundial a Alemanha teve seu território dividido em 4 zonas de ocupação (Besatzungszonen). Ocupação dos Allierte Besatzungsmächte – Besatzungszone. União Soviética, Estados Unidos, Grã Bretanha e França (Sowjetunion, USA, Großbritannien, Frankreich).

As aulas falam bastante também sobre o período da guerra-fria (Kälte Krieg) e da Alemanha dividida.

A DDR (Deutsche Demokratische Republik), que existiu de 1949 à 1990, até a queda do muro, é assunto importante. Nas aulas são abordadas as diferenças entre Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental.

Há 3 nomes muito importantes que você precisa saber:

  1. Konrad Adenauer, que foi o primeiro Bundeskanzler da Alemanha.
  2. Williy Brandt, era Bundesmeister de West-Berlin e começou às negociações com a DDR para abrir o muro. Após a queda do muro ele se tornou o Bundeskanzler da Alemanha, foi o protagonista do Kniefall e responsável pelo Ostverträge = tratado do leste.
  3. Helmut Kohl, foi chanceler do país de 1982 a 1998 e ficou conhecido como o chanceler da reunificação da Alemanha (Kanzler der Deutschen Einheit ou Deutsche Wiedervereinigung)

A Alemanha tem a mesma fronteira desde 1990.

Países que fazem fronteira com a Alemanha = Nachbarland

1. Áustria / Österreich – große deutschsprachige Bevölkerung
2. Dinamarca / Dänemark
3. Polônia / Polen
4. República Tcheca / Tschechische Republik
5. Suiça / Schweiz
6. França / Frankreich
7. Luxemburgo / Luxemburg
8. Bélgica / Belgien
9. Holanda / Niederlande

Cultura / Kultur

Brasil e Alemanha são mais semelhantes do que você imagina. A cultura brasileira e alemã são até que bem parecidas e as semelhanças vão além da paixão pelo futebol e pela cerveja. Isso acontece porque o Brasil foi colonizado por um país europeu e cristão (Portugal), depois recebeu milhares de imigrantes, também europeus e cristãos, o que moldou a base da nossa cultura. Mas é bem interessante observar as reações dos alunos imigrantes vindos de países orientais, árabes ou até mesmo da Rússia, quando algumas questões da cultura alemã são apresentadas pelos professores.

Nas aulas são apresentados como funcionam os casamentos e divórcios na Alemanha, como é a educação das crianças e como funciona o sistema educacional.

A religião cristãs e os feriados são apresentados, Natal (Weihnachten), Páscoa (Ostern), Carnaval (Rosenmontag), Pentecostes (Pfingsten)… aquilo tudo que a gente já conhece, mas lembre-se, pode ser novidade pros coleguinhas de outros países e culturas.

Fala-se também sobre o princípio da igualdade de tratamento (der Grundsatz der Gleichbehandlung). Isto significa que ninguém pode, por exemplo, ser discriminado por ter alguma deficiência, ou por ter pele escura (Niemand darf z. B. wegen einer Behinderung benachteiligt oder dunkle Hautfarbe werden).

E são discutidas algumas leis trabalhistas e como funcionam os trinunais e processos.

Alguns dados interessantes:

  • A Alemanha tem 80 milhões de habitantes (Einwohner).
  • A maioria dos imigrantes na Alemanha vieram da Turquia.
  • A maioria das casas alugadas (Mietshäuser) possuem um manual de regras da casa (Hausordnung), onde há as regras (Regeln) que todos os residentes (Bewohner/in) devem manter (halten müssen).
  • O Ordnungsamt é o escritório (Amt) que cuida da administração municipal (Gemeindeverwaltung).
  • O escritório da comunidade (Kommune, Stadt oder Gemeinde) é o escritório (Amt) onde as pessoas precisam ir registrar (anmelden) seu cachorro (Hund).
  • A lei do silêncio (Nachtruhe) é a partir das 22 horas durante os dias de semana.
  • A prova teórica para tirar a carteira de motorista (Führerschein)pode ser feita no idioma materno da pessoa.

Gostou do resumão? Leia também os posts sobre as provas da certificação de Alemão nível B1 Prova Escrita e Prova Oral e o post sobre o curso de integração.

Publicado por Lili

Leia também www.berlili.wordpress.com

%d blogueiros gostam disto: