Conhecendo Berlim de ônibus

No último domingo, dia 4 de agosto de 2019, começou a circular em Berlim uma nova linha de ônibus, a linha 300.

Berlim já possuia 2 linhas, a 100 e a 200, que passam pelos principais pontos turísticos da cidade e agora ganhou mais uma que conecta a Potsdamer Platz ao bairro Friedrischshain, onde está localizada a East Side Galery, parte preservada do muro de Berlim que traz várias obras de street art, incluindo o icônico beijo do líder soviético Leonid Brezhnev e o presidente da Alemanha Oriental Erich Honecker, pintado pelo artista russo Dmitri Wrubel.

Ponto de ônibus onde passa o 300 na Potsdamerplatz, na frente do Museu do Cinema

Hoje não aguentei a curiosidade e fuir dar um rolê com o ônibus 300 pra ver por onde passa e posso dizer que Berlim precisava deste ônibus.

Mapa das linhas de ônibus turísticas de Berlim.

O passeio começou na Potsdamer Platz, o ônibus passa na frente do Museu do Cinema e do Museu da Espionagem, depois passa perto da rua que leva para a Topografia do Terror, lugares que na minha sincera opinião valem uma visita.

Depois o ônibus segue pela rua Unter den Linden, para na frente da Nivea Haus e de lá dá pra ir a pé até o portão de Brandemburgo e ver todas as outras atrações que tem por lá (memorial do Holocausto, edifício do Parlamento e Tiergarten).

Nivea Haus na Unter den Linden

Saindo da Nivea Haus o ônibus passa na pela Friedrischstrasse, onde fica a minha livraria predileta e merece um post só sobre ela, a Dussmann. Depois passa na frente da Universidade Humboldt e a Babelplatz, onde teve a queima dos livros na época do Nazismo.

Catedral na Ilha dos Museus e a Torre da TV ao fundo

Seguindo, o ônibus passa pelo Lustgarten, onde tem a ilha dos museus e segue para a Alexanderplatz, onde você vai encontrar a Torre da TV, a fonte do Netuno, os Relógios do Mundo, o prédio da prefeitura e se andar um pouquinho você chega no Nikolai Viertel, o quarteirão medieval de Berlim.

Continuando no ônibus, ele passa na frente do Alexa Shopping Center e pelo Yaam, local onde rolam entre outros eventos, shows de forró. Tá com saudades do Brasil? Passa lá 😉

O Beijo na East Side Gallery

Saindo do Yaam o ônibus anda pela frente da East Side Gallery quase inteira, mas vira em uma esquina antes da Warschauer Strasse e te deixa na porta do novo Shopping novo, o East Side Mall, o mais novo templo capitalista de Berlim, localizado no que foi a antiga Alemanha Oriental comunista.

Neste momento, meu caro turista, você tem 2 escolhas:

A primeira escolha seria subir as escadas (o ônibus para embaixo da ponte) e seguir caminhando até a Warschauer Strasse e ver a Warschauer Brücke e a Oberbaumbrücke, andar mais um pouco e conhecer as baladinhas da Revaler Strasse e os muitos bares da Simon-Dach-Strasse.

Oberbaumbrücke

Ou fazer a segunda escolha que seria entrar no Shopping, o que não é uma escolha ruim. Dentro do shopping, no andar de baixo (não suba aquela escada gigante do lado de fora, entre pela lateral do shopping e use as escadas rolantes e elevadores que tem lá dentro, economize energia pra bater perna pro que interessa) você vai encontrar 3 ótimos supermercados, o Rewe, o Denn’s Biomarkt e o Aldi, há uma farmácia (Apotheke), uma DM (mercado de cosméticos e produtos de limpeza, entre outras coisas), os loucos da papelaria podem ser felizes visitando a Mc Paper e pra quem gosta, tem até uma Starbucks lá.

East Side Mall

No andar de cima você vai encontrar uma livraria Thalia, uma Müller (mega loja de cosméticos e milhares de outras coisas, incluindo brinquedos) e lojas como Uniqlo, Calzedonia, Rituals e Bershka.

O East Side Mall por dentro

No outro andar superior você vai encontrar uma Saturn (loja de eletrônicos), Mad in Berlin (loja legal pra comprar souvenir, um correio e praça de alimentação.

A Warschauer Brücke vista de dentro do shopping. Estou doida pra saber o que eles estão construindo do lado esquerdo na foto.

Gastem os seus eurinhos e sejam felizes!

Depois eu volto aqui pra contar o que isso virou.

Vou deixar aqui os mapas das linhas de ônibus turísticas de Berlim.

Viel Spaß und bis dann 😉

Publicado por Lili

Leia também www.berlili.wordpress.com

%d blogueiros gostam disto: