Microcontos / Minigeschichten aus Brasilien

Em um dos meus muitos passeios pela Dussmann, minha livraria predileta em Berlim, eu tive a grata surpresa de encontrar livros bilingues, incluindo livros com autores brasileiros.

Escolhi levar pra casa um livro chamado Microcontos – Minigeschichten aus Brasilien. Logo me lembrei dos contos de Machado de Assis que eu tanto gostava, mas esse livro tem uma pegada completamente diferente.

Os danados dos microcontos do Brasil retratam uma sociedade bastante violenta, triste e cheia de abusos. Achei um livro com conteúdo bastante pesado, em alguns momentos eu tive que pausar a leitura pra respirar um pouco, assistir um desenho animado da Disney e esquecer a dura realidade do meu país de origem.

Mas mesmo com um conteúdo tão pesado ainda achei um livro interessante pra quem estuda a língua alemã pela possibilidade de poder comparar como as coisas são escritas em português-BR e como elas são traduzidas em alemão. O melhor do livro é ter contato com um vocabulário que dificilmente apareceria em alguma aula de alemão.

Neste livro eu descobri algumas expressões como:

  • Das wird nichts! (Vai nada!)
  • Red keinen Unsinn! (Não fale besteira!)
  • Elende Fahrerei! (Lonjura!)
  • Elende Schinderei! (Dureza!)

Enfim, acho que o livro vale a pena pra aprender algumas expressões pra usar em conversas do dia a dia.

Alguns contos são mais longos outros são tão curtos quanto uma anotação de um sonho (ruim) em caderno ao lado da cama. Mesmo sendo muito curtos os contos te levam numa viagem ao Brasil usando a bagagem que você tem nas suas memorias.

  • Fotos do livro bilingue Microcontos / Minigeschichten aus Brasilien

Meu conto preferido do livro é sobre uma mulher que se chamava Joelma, assim como aquele edifício em São Paulo que ficou famoso por causa de um incêndio.

Depois de ler o livro eu o dei de presente para um amigo alemão, amante de idiomas e interessado em línguas latinas e espero não ter assustado ele com tanta realidade brasileira.

Recomendo o livro pra quem está estudando alemão e já está no B2 ou C1, quer expandir o vocabulário e gosta de um drama brasileiro.

Detalhe da capa do livro Microcontos / Minigeschichten aus Brasilien. E tao colorido que ate parece um livro divertido.

Publicado por Lili

Leia também www.berlili.wordpress.com

%d blogueiros gostam disto: